domingo, 25 de abril de 2010

CLC - DR 2 - MICRO E MACROELECTRÓNICA


1 – AS ALTERAÇÕES QUE O COMPUTADOR INTRODUZIU NO DOMÍNIO PROFISSIONAL.

O computador trouxe muitas transformações e mudanças no domínio profissional. Tornou as empresas mais rápidas, eficientes e produtivas.
As máquinas tornaram-se autónomas, dependendo apenas das ordens fornecidas pelo computador. A produção aumentou como também a qualidade e perfeição dos produtos, devido ao rigor e precisão. Como consequência essa automação progressiva é a causa da eliminação de vários postos de trabalho, conhecida por desemprego estrutural.
Mas com a introdução desta tecnologia, criaram-se novas categorias de profissionais, cuja principal característica é no domínio das tecnologias pois todos os equipamentos necessitam de manutenção, de novos programas que os torne mais rápidos, seguros, eficientes e que os faça desempenhar mais tarefas, adequando-os muitas vezes à realidade das empresas e às suas.
Esta tecnologia cada vez mais rápida, com maior capacidade, mais pequena e mais barata qualquer empresa com uma boa organização informática, com o sistema adequado a cada caso ou instituição, rapidamente tem acesso a uma informação fiável, realização de respostas adequadas e sem erros em tempo real e consequentemente aumento de lucros.
Por outro lado, as inovações tecnológicas melhoraram as condições de trabalho, proporcionaram uma maior protecção nas áreas da insalubridade, diminuíram os acidentes laborais e dispensaram fortemente a força de trabalho e este factor é muito importante, pois esta foi uma das principais mudanças no mercado de trabalho.

2 – EFEITOS DA “LEI DE MOORE NAS EMPRESAS QUE PRETENDEM CONTINUAR COMPETITIVAS.

“Inovar em tecnologias de produtos e processos pode ser o caminho para o tão sonhado crescimento empresarial e aumento de competitividade.Uma empresa inovadora é aquela que baseia a sua actividade na introdução de novidades ou aperfeiçoamentos no ambiente produtivo ou social, resultando em novos produtos, processos ou serviços, baseados em conhecimentos científicos e tecnológicos, com uso de técnicas avançadas ou pioneiras”. (Maria Isabel Guimarães, consultora do Sebrae no Paraná).
Para que as empresas se tornem competitivas, esta lei obriga as empresas a investirem cada vez mais em tecnologia mais avançada, porque esta torna-se rapidamente obsoleta.
Olhando para a conjuntura económica actual exige um grande esforço por parte das empresas. 

3 – “O COMPUTADOR NÃO VEIO OCUPAR O ESPAÇO DO HOMEM NO MERCADO DE TRABALHO”.
Não podemos pensar que a máquina substitui totalmente os recursos humanos, pois no passado quando a tecnologia substituiu os trabalhadores em certos sectores, novos sectores emergiram na área da tecnologia. Portanto, estes trabalhadores foram absorvidos para outros sectores e funções. Obrigou a uma reorganização das funções laborais que também trouxe benefícios à sociedade!
Actualmente trabalhar equivale a aprender, transmitir saberes e produzir conhecimento, visto que a maioria dos saberes aprendidos no início de carreira tornam-se obsoletos. Assim sendo, torna-se necessária uma formação contínua para que o empregado acompanhe sempre as mudanças tecnológicas implantadas e possua a capacidade de ser flexível e polivalente.
A modernização tecnológica permitiu reorganizar o trabalho racionalizando-o e readaptando-o a novas funções produtivas e a manter padrões de qualidade. A mudança tecnológica é um processo contínuo que conduz a novas competências originando o fenómeno que apelidamos de reengenharia de funções, ou seja, não basta o profissional possuir as exigências da escolaridade formal como ler, escrever e calcular, é exigido ao trabalhador que seja tecnicamente qualificado.

4 – VANTAGEM DO USO DOS EQUIPAMENTOS E PROGRAMAS INFORMÁTICOS QUANTO AOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO.

• Facilidade de armazenamento e recuperação da informação
• Racionamento das rotinas
• Velocidade de respostas
• Apoio ao planeamento

5 – A UTILIZAÇÃO DAS TIC NA MINHA VIDA PROFISSIONAL.

Na minha área profissional a utilização das TIC é fundamental porque praticamente todo o processo é informatizado ou com recurso da informática.
Inicialmente todos os documentos quando chegam das firmas (compras, facturação, despesas, bancos, etc) são analisados e seleccionados conforme a origem, de seguida são classificados tudo manualmente e ficam prontos para lançar por via informática. Este processo exige um programa próprio (Primavera) para contabilidade organizada e não organizada.
Depois de todos os documentos lançados em computador tem-se acesso em tempo útil a extractos de contas, balancetes, apuramentos de IVA, retenções na fonte, IRC, etc. Aliás, toda a informação fiscal, obrigação de todas as empresas, tem de estar disponível para controlo e gestão das próprias empresas.
Via Internet temos acesso aos mais variados sectores públicos. É possível proceder à entrega de declarações em formato electrónico evitando assim sair e perder horas de espera em repartições públicas por exemplo. O uso do e-mail para troca de correspondência e envio dos mais variados elementos veio substituir o fax que ainda não é totalmente dispensável.
O telefone e telemóvel para estar em contacto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por comentar :)